PUBLICIDADE

44% das ações trabalhistas em Mato Grosso resultam em acordos

PUBLICIDADE

De cada 100 processos em pauta de segunda a quinta-feira da semana passada nas 26 varas do trabalho instaladas em Mato Grosso, 30 foram conciliados.

Foram 744 audiências e 230 acordos, totalizando um percentual de 30,91%. Os dados não incluem as audiências de julgamento, momento em que o magistrado divulga a sentença às partes, assim como os processos arquivados pelo ausência do reclamante à audiência inicial.

Somados aos 181 processos conciliados na sexta-feira, durante o mutirão do Dia Nacional de Conciliação, o percentual de acordos na Justiça do Trabalho de Mato Grosso na semana passada sobe para 44,43%.

Para o evento foram montadas duas salas de audiência no saguão do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Os juízes Ranúlio Mendes Moreira e Karina Suemi Kashima homologaram os acordos a partir das 9 horas da manhã.

Segundo o juiz Luis Aparecido Ferreira Torres, coordenador do movimento na Justiça do Trabalho mato-grossense, o TRT cumpre o seu compromisso social e institucional ao participar do evento que tem como idéia principal a conciliação, idéia que historicamente é abraçada pela justiça trabalhista.

A abertura do mutirão contou com a presença da presidente do TRT/MT, desembargadora Maria Berenice Carvalho Castro Souza, que falou das vantagens da solução de litígios por meio de acordo. “A conciliação agrada a ambas as partes. Empregador e empregado cedem um pouco e a solução é a mais rápida e a mais satisfatória porque todos sabemos que uma sentença ou um acordão necessariamente não agradará as duas partes, muito pelo contrário. A maioria das vezes há interposição de recurso, o que prorroga a solução do conflito”, explicou.

A presidente destacou ainda que o objetivo do movimento iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça não é apenas desafogar o Judiciário mas formar uma consciência de que entrar em acordo é uma solução mais benéfica para as partes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE