PUBLICIDADE

Siticom Sinop notifica mais de 100 empresas por descumprimento de medidas

PUBLICIDADE

Um levantamento do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário do Norte) mostra que mais de 100 empresas em Sinop foram notificadas por descumprimento de medidas. Conforme os números, são 185, de janeiro a novembro. Destas, boa parte refere-se à falta de registros, adequações na segurança do trabalho, atraso salarial entre outras.

“O Siticom recebe as reclamações, que são cerca de dez por dia. Ouve o trabalhador e chama a empresa para que seja negociado. Quando o resultado é negativo, e a empresa se nega, começam a ser tomadas medidas judiciais, ou seja, procura-se um advogado, que entrará na justiça para resolver esta situação. Das nossas notificações, um número baixo, cerca de 10%, são encaminhadas para os advogados. Boa parte delas é resolvida pelo próprio sindicato”, declarou o presidente Vilmar Galvão.

Ainda conforme o sindicalista, a justiça só é acionada em casos mais graves. “Um caso recente que tivemos de uma ação do sindicato foi de uma empresa de Cuiabá, que prestava serviços em Sinop. Ela foi condenada a pagar uma indenização de R$50 mil por dano moral coletivo, por atraso de pagamento e verbas, além de ter deixado de recolher o FGTS de empregados contratados”, finalizou.

A denúncia, feita pelo sindicato, foi encaminhada ao Ministério Público que a acatou e encaminhou para a justiça. A sentença foi expedida pelo juiz Willian Guilherme Correia Ribeiro, da Vara do Trabalho em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE