Um acordo coletivo está sendo firmado entre patrões e empregados da área rural de Nova Mutum. Com o objetivo de regulamentação das atividades remuneradas em propriedades rurais (emprego rural), o acordo está sendo intermediado está sendo feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, órgão regulamentado pelo Ministério do Trabalho para desempenhar tal função e intermediar as negociações entre patrões e os empregados do meio rural.
De acordo com o presidente do sindicato, Leandro Finkler, optou-se em trabalhar com o acordo coletivo (cada propriedade rural negociando com seus funcionários dentro de sua realidade), depois que a idéia da convenção coletiva não progrediu, no final do ano passado. Ele informou, através de sua assessoria, que a convenção coletiva pretendia estabelecer critérios únicos para todas as propriedades rurais do município, não levando em consideração as particularidades de cada, sendo este o principal ponto de resistência dos empregadores rurais.
Dentre os benefícios do acordo coletivo está o respeito à segurança no relacionamento entre patrão e empregado no meio rural. Para a fazenda que trabalha com exportação, a regulamentação dos trabalhadores é fundamental para a obtenção de selo de qualidade.