PUBLICIDADE

Procon orienta quais dados devem constar nos documentos fiscais

PUBLICIDADE

A obrigatoriedade imposta pela Lei Estadual nº 8.569, de 27 de outubro, da inclusão do endereço e telefone do Procon-MT nos documentos fiscais emitidos pelos estabelecimentos comerciais têm gerado muita dúvida entre fornecedores. Diante disso, o órgão orienta quais procedimentos devem ser adotados.

A Legislação Tributária e o Fisco Estadual e Municipal consideram Documento Fiscal notas fiscais de venda ao consumidor, cupons fiscais, faturas de água e esgoto, energia elétrica e telefone, bem como bilhetes de passagens de ônibus e aéreas.

O endereço que deve constar nesses documentos fiscais é o atual do Procon-MT, ou seja, Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), s/ nº, Bairro Baú, CEP 78045-100, independente se o município possui ou não sede municipal do Procon. O telefone a ser informado deve ser o 151, adotado nacionalmente pelos órgãos de defesa do consumidor.

A lei já está em vigor, portanto, mesmo já tendo confeccionado formulários suficientes para vários meses de uso, os estabelecimentos comerciais devem cumpri-la. Para que não haja a necessidade de refazê-los, as informações exigidas podem ser adicionadas nestes documentos através de carimbo.

No caso dos cupons fiscais emitidos por máquinas registradoras, a inclusão dos dados deve ser solicitada à empresa que presta assistência técnica ao software (programas de computador). De acordo com os técnicos consultados pelo Procon-MT, o procedimentos é bem simples.

“A lei é clara na exigência do telefone 151 e no endereço da sede Estadual do Procon. Nada impede, porém, que nos municípios onde o Procon possui sedes municipais seja adicionada, ainda, o endereço e telefone das próprias sedes municipais”, completou o Coordenador de Fiscalização e Controle do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo.

Os estabelecimentos comerciais que não cumprirem esta obrigatoriedade ficam sujeitos a uma multa no valor de 100 UPF/MT (Unidade de Padrão Fiscal de Mato Grosso), na forma de regulamentação. Mais informações podem ser encontradas no site do Procon-MT: www.setecs.mt.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE