Com o tema “É hora de cuidar da lavoura” começa nesta semana, na região Norte, um ciclo de encontros onde pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e de outras instituições parceiras, vão levar informações pertinentes ao momento da safra agrícola.
Na região Norte, o evento será realizado em Sinop, nesta quinta-feira, em um hotel na avenida dos Jacarandás. Na sexta-feira de manhã, será em Sorriso na unidade FMT e à noite em Lucas do Rio Verde, emmum hotel. No sábado, o encontro acontece em Nova Mutum, na CDL.
Serão ressaltados os cuidados que o produtor e equipe tem que ter com a lavoura. Os palestrantes informarão sobre os problemas que tem acometido a sojicultura e quais os procedimentos para não ter perda de produção por causa destes problemas. A programação técnica vai destacar qual o comportamento da ferrugem nesta safra após a implantação do vazio sanitário, o que muda no manejo de controle da ferrugem, dados atuais de focos de ferrugem, formas de controles eficientes e as falhas mais comuns, produtos, doses e aplicações para controle da doença.
Ainda serão discutidos o controle das pragas: como deter o avanço dos percevejos sugadores; monitoramento – procedimentos e importância, lagartas – o uso de fungicidas prejudicando o controle biológico, integração e rotação de culturas – excelentes ferramentas para controle de pragas, pragas em crescimento: mosca branca e falsa medideira.