O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realiza hoje um pregão para aquisição de materiais para a construção da sede própria da Vara do Trabalho em Sinop. Serão adquiridos cal, cimento, areia, brita, tijolos, telhas, concreto, portas, janelas, aço, arame, pregos, piso, materiais para esgoto, rede elétrica, pintura, entre outros. Os lotes estão avaliados em, aproximadamente, R$ 442 mil.
As empresas interessadas devem apresentar as propostas de preços e documentos para habilitação, no Tribunal, às 10 horas. Também serão feitos pregões para materiais para as varas de Colíder e Pontes e Lacerda. Pelo novo sistema, em que os materiais são adquiridos pelo TRT, o valor final da obra deve ter uma redução de até 20%.
Semana passada também foram anunciadas as normas para licitação da empresa que vai executar as obras. A nova sede da Vara de Sinop será construída próximo ao fórum. Atualmente, ela está entre as 50 com maior movimentação de processos trabalhistas em todo o país. Até o mês de agosto, o volume de ações ajuizadas no município foi o maior do Estado. Um total de 2.025 processos foram encaminhados até outubro.
O maior número de causas é do setor madeireiro, já que gera milhares de empregos. Mas, apesar do grande volume de novas ações, a maioria já foi solucionada. Nesse mesmo período foram resolvidos 1.747 processos, tanto por sentença ou acordo entre as partes, ficando pendentes apenas 746. Outros 66 processos encaminhados em 2005 também aguardam sentença.