A primeira reunião organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com as comissões formadas nos municípios do Nortão, para acompanhar o censo populacional e agropecuário de 2007, deve ser feita nos próximos dias. De acordo com o coordenador do escritório em Sinop, Remildo Rodrigues de Souza, o objetivo é apresentar a malha demográfica dos municípios e também os casos em que houve ampliação do perímetro urbano.
O coordenador explica que os municípios tiveram até o último dia 20 para comunicar se houve ampliação no perímetro urbano nos últimos anos. Em Sinop, município mais populoso do Nortão e quarto maior do Estado, com 103.868 habitantes, estimado pelo IBGE, não houve alteração.
Sendo assim, alguns bairros como o Alto da Glória serão considerados aglomerados rurais urbanos, explica Souza, já que estão fora da área determinada na malha do perímetro urbano da cidade. Mas o coordenador ressalta que essa diferenciação não vai acarretar em prejuízos para os municípios.
O número de habitantes de cada município é utilizado como base pelo Governo Federal para definir as verbas destinadas para áreas de saúde, educação, saneamento, habitação, dentre outras. Em anos anteriores alguns municípios questionaram a contagem e alegaram que foram prejudicados. Nova Mutum e Sorriso estiveram entre eles.