Faltando menos de um mês para o início da campanha de vacinação contra febre aftosa, revendedoras de Sinop já estão se preparando para comercialiar milhares de doses. A falta do produto enfrentada pelas empresas no ano passado está fazendo com que muitas também aumentem seus estoques nesta etapa. Só na regional de Sinop, foram vacinados mais de 500 mil cabeças, em 2005, número que deve ser superado.
É o caso da empresa em que o gerente Leonardo Franco Bernades trabalha. Segundo ele, no ano passado a revendedora comercializou cerca de 90 mil doses. Este ano, o estoque é de 160 mil. “Percebemos que houve um aumento no número de produtores que estão investindo na pecuária”, acrescentou.
Em outra empresa, o proprietário Olvide Galina espera um aumento nas vendas entre 5 a 10%. Ele atribui o aquecimento à reação no preço do boi gordo registrado nos últimos dias. O crescimento na venda das vacinas também é esperado em outra revendedora, em que o estoque deve chegar a mais de 100 mil doses. Só Notícias apurou que o preço da vacina deve variar entre R$ 1,05 e R$ 1,10.
A contaminação de rebanhos bovinos do Mato Grosso do Sul e do Paraná, no ano passado, que afetou o comércio de carne brasileira de vários Estados, inclusive do Mato Grosso, também deve fomentar a vacinação na região. Este ano já foram realizadas duas etapas da vacinação.
Em fevereiro foram imunizados os animais com até um ano. Na região de Sinop o índice chegou a 99,36%. Em junho também foram vacinados rebanhos com até dois anos. 315 mil animais receberam a vacina na região.