PUBLICIDADE

SEMA estipula prazo de validade das guias de transporte de madeira

PUBLICIDADE

Três novos decretos foram publicados pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) nessa terça-feira, no Diário Oficial do Estado. Um deles, o Decreto 8.191, trata da uniformização das nomenclaturas das espécies de madeiras exploradas, transportadas e comercializadas oriundas do Estado. Por meio de estudos técnico-científicos e critérios de identificação, a Sema elaborou uma lista com os nomes vulgares e científicos das espécies, que deverá ser utilizado para a identificação, classificação, tributação e fiscalização pelos órgãos ambientais e pela Fazenda Pública Estadual. A lista possui 117 nomes científicos e seus respectivos nomes vulgares, ou seja, como são popularmente conhecidos.

O Decreto n° 8.189 disciplina a utilização, o preenchimento e a emissão da Guia Florestal (GF) para o transporte de produtos e/ou subprodutos de origem florestal de MT, além de revogar os decretos 7.773 e 8.131. De acordo com o novo decreto, a GF terá prazo de validade de 6 (seis) dias para o transporte dentro do Estado de MT e mais 10 (dez) dias para chegar ao destino em caso de transporte interestadual. Além disso, não será permitido o transporte de cargas enquanto o DAR/AUT (Documento de Arrecadação) não estiver quitado.

Ainda sobre o Decreto 8.189, as GF-1 e GF-2 serão emitidas somente quando houver saldo de crédito de reposição florestal disponível, sendo que para cada tipo de produto e/ou subprodutos constante na GF, será debitado do saldo de créditos em metros cúbicos (m³) do saldo existente. Para o transporte de resíduos da indústria madeireira, de compensados e de produtos ou subprodutos originados de projetos de reflorestamento ou florestamento será necessário a GF não-tributável. Caso ocorra qualquer problema com o veículo transportador, que acarrete na expiração do prazo de validade da GF, esta poderá ser prorrogada. Além dessas alterações, foram acrescentados novos artigos que tratam sobre as disposições gerais e transitórias do documento.

O terceiro Decreto, o n° 8.188, regulamenta a Gestão Florestal do Estado e revoga os decretos n° 6.958 e 8.130. O novo decreto diz que o CC-Sema (Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais) é o sistema de cadastramento obrigatório para os empreendimentos que extraiam, coletam, beneficiam, transformam, industrializam, comercializam, armazenam e consumam produtos, subprodutos ou matéria-prima de qualquer formação florestal em MT. Segundo o decreto, o funcionamento do CC-Sema será disciplinado por meio de portaria específica do Secretário da Sema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE