O movimento grevista deflagrado por bancários na última quinta-feira, em todo o país, está ganhando força em Sinop. Hoje, quatro agências devem ficar fechadas – HSBC, Unibanco e as duas agências do Banco do Brasil. Ontem, as duas unidades do Banco do Brasil paralisaram as atividades. A previsão do sindicato da categoria é que mais agências fechem a partir de amanhã. Segundo o representante Marcos Antônio Saltarelli, a Caixa Econômica é uma delas.
Já em Sorriso e Lucas do Rio Verde os bancos não aderiram ao movimento e estão atendendo normalmente. Só Notícias apurou em algumas agências dos dois municípios que não há previsão para fechamento.
Entre as reivindicações dos profissionais está o reajuste salarial de 7,5% e aumento no número de funcionários. Em algumas agências o quadro é considerado muito baixo, o que acaba prejudicando os atendimentos. Outra cobrança é o aumento do horário de atendimento para até às 17 horas.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) deve sentar novamente com representantes da categoria hoje para discutir a greve, já que a última proposta, de reajuste salarial de 2,85%, foi rejeitada pelos bancários.
Para evitar transtornos, os clientes podem pagar suas contas em estabelecimentos alternativos como lotéricas, farmácias, internet, entre outros, que também realizam operações bancárias.