Bancários de Sinop também devem aderir a paralisação a partir de amanhã, que foi decidida nesta terça-feira, em assembléia, em Cuiabá. Pelo menos duas agências de Sinop devem fechar nesta quinta. A confirmação foi feita pelo representante do Sindicato dos Bancários do Mato Grosso em Sinop, Marcos Antônio Saltarelli.
Segundo ele, alguns profissionais devem entregar um informativo para clientes, que esclarece os motivos do movimento grevista que também acontece em várias regiões do país. “Vamos fazer esse trabalho e pedir apoio da população”, destacou. A categoria cobra o reajuste salarial de 7.05% e também participação nos lucros.
“Também estamos cobrando a ampliação do horário de atendimento para melhorar para os clientes”, acrescentou. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegou a oferecer uma proposta de aumento de 2,85%, mas foi rejeitada pelos profissionais.
A juíza Ana Cristina da Silva Abdalla, da 16ª Vara Cível de Cuiabá, deferiu na última sexta-feira, uma liminar pleiteada pelo Banco Itaú, proibindo que a categoria impeça a entrada de clientes nas agências da capital e de outros municípios, inclusive Sinop. Mas, segundo Saltarelli, não deve interferir no movimento.
No mês de outubro do ano passado a categoria paralisou as atividades por cerca de seis dias e conseguiu o reajuste de 6%. Em Sinop, algumas agências também aderiram ao movimento.