A distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação das principais cidades de Mato Grosso começará às 6h da manhã deste sábado (30/09). Entretanto, nas cidades que possuem seções em locais distantes e de difícil acesso, o trabalho começou na quinta-feira, como Aripuanã, no Extremo Norte do Estado.
Nos locais de votação as urnas ficarão sob guarda dos “secretários de prédios”, pessoas designadas pelos juízes eleitorais para a recepção e devolução dos equipamentos. Em geral, são diretores de escolas usadas para a votação. Os mesários receberão as urnas às 7h e devolverão os equipamentos para os “secretários”, tão logo seja encerrada a votação.
Nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Rondonópolis, Água Boa, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Cáceres, Juína, e Sinop, o trabalho de distribuição das urnas será feito pelos Correios. Nas demais 132 cidades mato-grossenses, o esquema de distribuição obedecerá à logística estabelecida pelos Cartórios Eleitorais, explicou Madeleine Nunes, chefe da Seção de Voto Informatizado do TRE/MT.
Urnas que forem transportadas de barco ou por estradas muito danificadas estarão embaladas em caixas especiais, do tipo térmicas, para suportar eventuais choques. A maioria, entretanto, estará embalada na tradicional caixa de papelão. A embalagem especial será usada, por exemplo, no transporte de urnas para a região do Pantanal, sob a gerência da 38ª Zona Eleitoral, com sede na cidade de Santo Antonio do Leverger.