PUBLICIDADE

Hidrelétrica entre Sorriso e Lucas deve entrar em operação em novembro

PUBLICIDADE

A nova previsão de acionamento das turbinas da Central Hidrelétrica Canoa Quebrada, construída entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, foi revelada ontem, ao Só Notícias, pelo diretor de operações da empresa Atiaia Energia, Manuel Gonçalves Martins. “Os trabalhos encontram-se em fase final de acabamento, montagem e comissionamento dos grupos geradores. A previsão de entrada em operação das turbinas é novembro próximo”, explicou ele.

Canoa Quebrada terá três turbinas de 9,33 megawatts e é classificada de pequeno porte. Elas devem entrar em funcionamento alternado, tendo em vista que cada uma delas deve passar por uma fase de teste antes de começar a geração de energia. O complexo gerador terá 28 megawatts de potência. O reservatório ocupará uma área de 1.050 hectares e a barragem, com 820 metros de comprimento, tem uma altura de 34 metros e duas comportas de controle do excedente de água não utilizado pelas turbinas.

Quando estiver operando no máximo de sua capacidade, calcula-se que a usina terá uma vazão variável de 100 a 250 metros cúbicos por segundo, dependendo das condições climáticas. A usina terá potência para atender a uma população de 100 mil habitantes. Ou seja, poderá atender a Sorriso e Lucas do Rio Verde com sobra de energia.

A usina está localizada a 35 quilômetros da zona urbana de Lucas do Rio Verde, num dos trechos em que o Rio Verde serve de divisa com o município de Sorriso. O custo de implantação foi de aproximadamente R$ 116 milhões. Provocou a geração de 850 empregos diretos no momento de maior atividade no canteiro de obras e de mais de 1.000 empregos indiretos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE