O número de usuários ativos de internet residencial no Brasil atingiu 13,6 milhões de pessoas, crescimento de 1,9% no mês e de 17,3% no ano, segundo pesquisa da IBOPE/NetRatings, divulgada nesta quinta-feira. O principal destaque ficou por conta do aumento da participação das mulheres na web brasileira, que chegou a 48,2% este mês.
Em agosto do ano passado, a participação feminina ficou em 45,7% – em julho de 2006, as mulheres já representavam 47,0% do total de usuários únicos de internet residencial.
“Esta é uma tendência importante, já que marca mais um passo em direção a um uso mais diverso da internet que, desde o início, era utilizada predominantemente por homens”, analisa Rosi Rosendo, analista de Mídia e Consumo do IBOPE Inteligência.
Após trajetória de crescimento no ano, o tempo de uso da internet decresceu 3,1% no mês, voltando a uma média de 20h01min mensais. Em julho, havia atingido marca de 20h39min. Apesar da queda, o Brasil permanece na primeira colocação em tempo de uso da internet entre os países medidos pelo serviço.
Os Estados Unidos passam a ocupar a segunda colocação (com 18h01min e aumento de 4,0% no mês), após ter ultrapassado o Japão, que neste mês encontra-se na terceira colocação (com 17h52min, uma queda de 1,8%).
Neste mês de estabilidade da internet, as categorias que mais cresceram foram: Educação e Carreiras (8,3%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (8,0%) e Notícias e Informações (6,2%). Por outro lado, os maiores decréscimos verificados foram: Casa e Moda (12,4%) e Ocasiões Especiais (10,9%). Todas as categorias apresentaram decréscimo em seu tempo de acesso, com exceção das categorias Informações Corporativas (acréscimo de 20,2%) e Educação e Carreira (que cresceu 9,6%).