Mato Grosso registrou em agosto o menor índice de devolução de cheques em relação aos demais Estados, de 1,03% em relação aos 3,44% detectados em julho. O levantamento é da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, que constatou ainda que a queda de 70,06% na comparação entre os dois meses é a maior maior verificada entre os indicadores das outras unidades da federação e a média do país.
Os índices apresentam um resultado positivo, no Estado, também na variação anual, com a redução de 23,13% na devolução dos documentos. Enquanto em agosto do ano passado do total de cheques emitidos, 1,34% foram devolvidos, este ano o percentual foi de 1,03%.
A expectativa do mercado varejista em Mato Grosso não é tão positiva quanto aos resultados do levantamento. O presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, acredita que essa redução na devolução de cheques se deve à retração nas vendas e a um procedimento mais seletivo dos empresários. No entanto, não descarta uma retomada por parte do consumidor no processo de recuperação de crédito, visando as compras de final de ano.
A queda nos índices de cheques devolvidos em agosto verificada no Estado é uma tendência nacional. Os registros nacionais da Telecheque revelam uma queda na inadimplência de 4,62%. Apesar da baixa geral, nenhum dos 19 Estados pesquisados pela Telecheque apresentou índices tão positivos quanto Mato Grosso. O segundo colocado nacional em redução da inadimplência foi o Rio Grande do Norte, onde as devoluções caíram 37,75% no acumulado mensal.
A baixa nas devoluções no mês de agosto sobre julho foi observada em 12 Estados, dos 19 pesquisados pela Telecheque: Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Para o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, os resultados confirmam a previsão de queda divulgada no mês passado. “Reforma a constatação de que o consumidor atravessa um processo de aprendizado, depois de um período de crédito ilimitado”.
As informações apresentadas pela Telecheque fazem parte do banco de dados que é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, e por empresas cadastradas na base de dados da Telecheque. A empresa reúne cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente.