PUBLICIDADE

Mato Grosso apresenta o menor Índice de devolução de cheques em agosto

PUBLICIDADE

Mato Grosso registrou em agosto o menor índice de devolução de cheques em relação aos demais Estados, de 1,03% em relação aos 3,44% detectados em julho. O levantamento é da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, que constatou ainda que a queda de 70,06% na comparação entre os dois meses é a maior maior verificada entre os indicadores das outras unidades da federação e a média do país.

Os índices apresentam um resultado positivo, no Estado, também na variação anual, com a redução de 23,13% na devolução dos documentos. Enquanto em agosto do ano passado do total de cheques emitidos, 1,34% foram devolvidos, este ano o percentual foi de 1,03%.

A expectativa do mercado varejista em Mato Grosso não é tão positiva quanto aos resultados do levantamento. O presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, acredita que essa redução na devolução de cheques se deve à retração nas vendas e a um procedimento mais seletivo dos empresários. No entanto, não descarta uma retomada por parte do consumidor no processo de recuperação de crédito, visando as compras de final de ano.

A queda nos índices de cheques devolvidos em agosto verificada no Estado é uma tendência nacional. Os registros nacionais da Telecheque revelam uma queda na inadimplência de 4,62%. Apesar da baixa geral, nenhum dos 19 Estados pesquisados pela Telecheque apresentou índices tão positivos quanto Mato Grosso. O segundo colocado nacional em redução da inadimplência foi o Rio Grande do Norte, onde as devoluções caíram 37,75% no acumulado mensal.

A baixa nas devoluções no mês de agosto sobre julho foi observada em 12 Estados, dos 19 pesquisados pela Telecheque: Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

Para o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, os resultados confirmam a previsão de queda divulgada no mês passado. “Reforma a constatação de que o consumidor atravessa um processo de aprendizado, depois de um período de crédito ilimitado”.

As informações apresentadas pela Telecheque fazem parte do banco de dados que é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, e por empresas cadastradas na base de dados da Telecheque. A empresa reúne cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE