PUBLICIDADE

Prazo vence hoje e mil hectares de soqueiras de algodão foram destruídos em Sinop

PUBLICIDADE

Encerra hoje o prazo para cotonicultores destruirem soqueiras em áreas que foram cultivadas com algodão, nesta safra, no Nortão. Na regional de Sinop, de acordo com a regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), foram destruídos cerca de mil hectares.

Segundo o assistente técnico de Defesa Agropecuária, Bráulio Garcia Guimarães, em Sinop apenas uma propriedade cultivou algodão, em cerca de 660 hectares. A destruição foi feita com roçada e gradagem. Outra área está localizada no município de Vera (80 km de Sinop) e também já fez o processo. “Nesta também foi utilizada a roçada e produtos químicos”, acrescentou.

A destruição das soqueiras é exigida por lei federal e regulamentado por portarias estaduais e objetiva evitar a proliferação de doenças e pragas nas próximas plantações, principalmente do hospedeiro do bicudo. O descumprimento da normatização pode acarretar na perda dos incentivos fiscais do Programa de Apoio à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat).

Na regional de Lucas do Rio Verde, sete municípios já foram vistoriados e tiveram um prazo determinado para cumprir a determinação. Uma nova visita será realizada pelo Indea para constatar se todas as soqueiras foram destruídas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE