Indústrias de móveis de Lucas do Rio Verde devem expandir a comercialização de seus produtos em breve. Uma consultoria está sendo realizada juntamente com as empresas do setor, por meio do projeto ‘cadeia de indústrias moveleiras da região de Sinop’, implantado no município há mais de um ano, com objetivo de conseguir novos compradores para a produção.
Segundo o chefe do Sebrae de Sinop, Volmir Contreira, que coordena o projeto, atualmente a produção moveleira é comercializada somente no município que tem potencial para expansão e buscar novos mercados. “Temos que levar os produtos para fora de Lucas”, enfatizou.
Desde que o projeto foi implantado, uma série de medidas vem sendo tomada. Uma delas foi a criação da central de negócios. “Antes os empresários faziam as compras de acordo com as suas necessidades. Hoje são feitas em conjunto, o que aumenta o poder de barganha e eles podem adquirir os produtos diretamente da fábrica”, destacou Contreira.
Cerca de 12 empresas participam do projeto que também vem sendo executado em outros municípios como Sinop, Sorriso e Nova Mutum, e cerca de 50 empresas são beneficiadas. Entre outras atividades desenvolvidas nas indústrias estão treinamentos, especialização de mão-de-obra, capacitação da gestão de produção e a viabilização do acesso às linhas de crédito.