A capital da soja, Sorriso, abre espaço hoje para mais uma cultura. A Embrapa Arroz e Feijão promove, a partir das 08:00h, o 1º dia de campo do feijoeiro, em uma fazenda do município. Sorriso cultiva atualmente cerca de 7 mil hectares de feijão irrigado. A produção anual é de aproximadamente 280 mil sacas, com uma produtividade média de 40 sacas por hectare.
O dia de campo terá quatro estações, onde serão focados, na primeira, 8 cultivares de
feijão desenvolvidos pela Embrapa e indicada para a região “bem como a
relação entre porte da planta e espaçamento de semeio, que será o tema desenvolvido em minha palestra”, destacou Flávio Jesus Wruck, representante da Embrapa.
Ele explicou ao Só Notícias que o evento faz parte de um projeto maior da Embrapa Arroz e Feijão que consiste em montar uma área pólo permanente de pesquisas sobre o feijoeiro na região. Este projeto tem a parceria da Empaer, Bayer e Agro Sistemas.
A segunda estação vai tratar sobre o manejo do feijoeiro no Mato Grosso; a 3ª sobre as principais doenças e pragas no feijoeiro e seu controle e a última sobre o feijoeiro na integração lavoura-pecuária. Serão debatidos ainda o tratamento de sementes e manejo fitosanitário, entre outros temas de interesse aos produtores da cultura.