As perspectivas do mercado de carne suína serão discutidas com suinocultores de Lucas do Rio Verde, nesta quinta-feira, durante o primeiro evento técnico Elanco MT. O seminário também vai abordar outros assuntos direcionados à atividade suinícola, que tende a crescer com a implantação de grandes frigoríficos na região.
Uma multinacional que está se instalando no município vai abater, a partir de 2007, quando entra em funcionamento, cerca de 1,5 mil suínos por dia. Mas a capacidade de abate, até 2009, será três vezes maior. Além do abate de aves, que devem atingir 500 mil aves por dia, daqui a três anos.
Orientações sobre doenças que acometem nas granjas também serão abordadas com os produtores. Entre elas a ‘circuvirose’, que é um problema que pode acometer leitões na fase inicial, de crescimento e terminação, e as doenças respiratórias e entéricas.
O uso de medicação por tentativa, sem orientação, associado a falta diagnóstico correto, faz que o suinocultor não obtenha o melhor resultado ou se conforte com um baixo desempenho dos animais.
O encontro acontecerá em um hotel da cidade, a partir das 14 horas. Amanhã o seminário também vai ser em Rondonópolis.