PUBLICIDADE

Promadeira abre novos mercados para madeireiras do Nortão

PUBLICIDADE

O potencial do setor madeireiro de todo o Nortão foi apresentado para empresários brasileiros e internacionais, durante quatro dias do Promadeira, maior evento da madeira tropical, que terminou ontem, em Sinop. A excelente qualidade dos produtos (compensado, madeira serrada, móveis e maquinários para indústrias) desenvolvidos e produzidos na região foi destaque e abriu novos mercados para o setor madeireiro.

•Veja fotos dos estandes, expositores e visitantes do Promadeira clicando aqui
•Veja fotos da abertura, dos estandes e palestras clicando aqui

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer, destacou a participação efetiva e empenho das empresas da região como um dos pontos primordiais para o sucesso da feira. “Não esperavámos a qualidade da exposição e como os expositores iam se empenhar em expor seus produtos e, da mesma forma, surpreendeu a todas as pessoas que compareceram e viram o potencial da região. São visitantes de todo o Mato Grosso, do Sul do Brasil e de outros países”, disse, em entrevista ao Só Notícias.

Além da exposição, o Promadeira também propiciou um espaço de negociações entre empresas de todo o Estado e investidores de outros países. A roda internacional de negócios foi considerada um dos principais quesitos de sucesso da feira. “Você tem hoje clientes na Europa, e muitas vezes os associados de vários sindicatos do Mato Grosso não tem condições de estarem visitando esse cliente. Então trouxemos esses clientes que tem interesse em madeira, seja da Europa, EUA, Asia, ou até do Sul do Brasil para que venham até a nossa região e conheçer os madeireiros e ao mesmo tempo fazer bons negócios”, enfatizou.

O presidente também destacou que o volume de madeira da região exportada cresce a cada ano, o que demonstra que o setor está atendendo as exigências do mercado. “Se você tem um mercado hoje super exigente, por exemplo o mercado americano ou europeu, é porque você atende as condições de qualidade, ou bitola ou secagem desta madeira, então a cada ano o setor está melhorando”, salientou.

A oportunidade de novos mercados e bons negócios também foram avaliados positivamente pelos empresários participantes. Só de Feliz Natal, município localizado a cerca de 130 km de Sinop, 10 madeireiras participaram do Promadeira. O presidente da Associação das Madeireiras do município, Ivar Perazoli, relembrou que algumas negociações feitas nas feiras passadas hoje são realidade e que espera que novos negócios sejam concretizados a partir de agora.

“Temos ainda muito que melhorar, principalmente em agregar valores aos nosssos produtos. O setor viu que há necessidade de buscar mais alternativas e a própria rodada de negócios nos deu muitos caminhos e expectativas de mercado para poder agregar valores. Saímos satisfeitos e apostando em investimentos. Alguns colegas que falavam em até parar com a indústria, estão saindo do Promadeira falando em investir no setor”, avaliou.

Para o empresário Nilson Rufatto, que atua há anos em Sinop com máquinas e equipamentos para o setor, também destacou a abertura de novos negócios com indústrias madeireiras. “Achavámos que, devido a crise que está passando, não ia ter movimento. Mas os negócios que aconteceram. A empresa já era conhecida e agora ficou muito mais conhecida pelas empresas e tem muita procura por clientes que não nos conheciam”, destacou.

O empresário já prevê novos investimentos e espera lançar, no ano que vem, uma nova máquina destinada para a confecção de briquetes (lenha ecológica que substitui como muita eficiência o óleo usado em caldeiras industriais) de resíduos de pó de serra.

As expectativas da organização são para a próxima feira, que deve acontecer daqui a dois anos e Sinop pode sediá-la pelo terceiro ano. “A feira se consolidou na região Norte, com apoio dos sindicatos, da Federação da Indústria do Estado do Mato Grosso (Fiemt) e do município. Assim como ela foi positiva, ainda temos que melhorar. Mas já começamos a construção da feira de 2008”, conclui o presidente do Sindumad, Jaldes Langer.

Leia também
Promadeira: associações e sindicatos divulgam fábricas e empresas
Promadeira: empresários conhecem indústrias madeireiras e moveleiras hoje
Promadeira: indústrias apresentam máquina para fechamento de fardos
Promadeira: especialista apresenta regras para exportação a empresários
Promadeira: Pasini destaca sucesso da feira
Promadeira: especialistas fazem palestras sobre reflorestamento e exportações
Promadeira:Espanha pode comprar produção moveleira do Nortão
Promadeira:Senai mostra resultados do projeto para empresas exportarem
Promadeira: empresa apresenta projetos para reaproveitar resíduos de madeira
Promadeira: venda de madeira do Nortão para a China deve aumentar
Promadeira: feira recebe mais de mil visitantes no 1ºdia
Promadeira: empresa apresenta equipamentos para indústrias madeireiras
Promadeira: Remi lança novos maquinários
Promadeira: Sindusmad destaca participação de empresários de outros países

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE