Proprietários de revendedoras de agrotóxicos e agricultores dos municípios de Vera e Feliz Natal definiram ontem a construção de um posto de recolhimento de embalagens agrotóxicas em Vera (80 km de Sinop), durante uma reunião com representantes do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e prefeitura.
O depósito será construído em um terreno doado pela prefeitura e deve ter 225 metros. R$ 180 mil devem ser investidos. Segundo o assistente técnico de Defesa Agropecuária, Bráulio Garcia Guimarães, a obra deve ser viabilizada pelo Inpev, revendedoras e prefeitura. “Os produtores ficam responsáveis em fazer a lavagem e devolução das embalagens, e também cobrar que o posto seja construído”, destacou.
As embalagens entregues no posto serão encaminhadas para a central de recolhimento de Sorriso, que faz o direcionamento para indústrias de reciclagem. Elas são transformadas em embalagens em madeira plástica, embalagens para óleo lubrificante, vassoura, canos de conduíte, cordas, barricas de papelão, economizadores de concreto entre outros produtos.
Atualmente, os produtores tem que encaminhar as embalagens para Sinop ou Sorriso, e muitos acabam deixando nas próprias propriedades.