Cerca de 50 terrenos que estão com débitos de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – em atraso, poderão ser leiloados pela Justiça ainda este ano, em Guarantã do Norte. Só Notícias apurou que, no leilão, serão incluídos terrenos cujos proprietários possuam débitos acima de R$ 5 mil referente a um ou mais terrenos. Estão nesta lista, até o momento, 42 proprietários. Os terrenos serão leiloados no preço referencial usado para cálculo do IPTU. Caso o imóvel consiga um preço maior, a diferença será devolvida ao ex-proprietário do terreno.
Considerando que algum terreno não atinja o valor do cálculo poderá ocorrer um segundo leilão sendo vendido pela maior oferta. Por enquanto, segundo a assessoria, a administração está estudando medidas jurídicas para a realização do leilão, que só poderá ocorrer após 30 de setembro.
Até lá, todos os devedores terão a oportunidade de quitar seus débitos e o que é melhor, poderão parcelar em até 30 meses com direito a desconto das multas e juros. Esgotado este prazo e não havendo o pagamento ou o parcelamento dos débitos, os proprietários em débitos terão suas propriedades incluídas em processo jurídico com destino a leilão.