As obras da usina hidrelétrica de Canoa Quebrada, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, poderão ser concluídas até final de outubro, produzindo 29 mil Kws de energia. Só Notícias apurou que a previsão é que a primeira turbina seja ligada no dia 30 de setembro, a segunda em 15 de outubro e a terceira e última no dia 30 de outubro, quando a hidrelétrica poderá operar a pleno vapor.
A obra deve entrar em funcionamento, no mais tardar, em dezembro e aumentará o potencial de energia de toda a região. A usina começou a a ser construída em maio de 2005, às margens do Rio Verde, na divisa com o município Sorriso.
Segundo a assessoria, o rio já foi desviado e foram concluídos a casa de força, ventedouros, bacias de dissepção, muros e canal de aproximação, onde funcionarão as turbines e geradores.
A obra emprega cerca de 550 pessoas, sendo a maioria do município de Lucas do Rio Verde e vai garantir o aumento na geração da energia comercial. Os investimentos na obra somam R$ 90 milhões.
No ano que vem, também deve ser iniciado um trabalho de recuperação e reflorestamento nas margens do Rio Verde. Serão cerca de 100 metros de margem que deverão ser reflorestados. Com a construção da usina, uma área de aproximadamente 600 hectares foi alagada.