PUBLICIDADE

Reflorestamento é discutido em feira de móveis no Nortão

PUBLICIDADE

As ações e programas de reflorestamento desenvolvidos no Norte de Mato Grosso serão discutidos hoje e manhã, em Alta Floresta (320 km de Sinop), durante a Expomov – 4ª Feira de Móveis, Máquinas e Insumos para Indústria Moveleira do Estado. O evento reúne empresários do setor moveleiro e madeireiro de toda a região, atividades que dependem do reflorestamento para se fortalecerem e garantirem matéria-prima.

As diversas palestras, que começam hoje à noite, visam discutir as principais dificuldades e apontar caminhos para fortalecer o reflorestamento na região. O presidente da Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso, Luiz Cesar Oliveira, vai apresentar as espécies florestais utilizadas, usos por espécie, recursos utilizados para a implantação dos projetos, perspectiva de produção de madeira, dificuldades e entraves.

Em todo o Estado há uma área de 100 mil hectares cultivada com eucalipto (50%) e teca (50%) em projetos de reflorestamento, mas existe a disponibilidade de explorar uma área equivalente a 5 milhões de hectares. O reflorestamento também vem como uma nova alternativa para a agricultura, reduzindo o impacto ambiental e agregando valor e renda às atividades no Estado.

Estes e outros temas como a importância do reflorestamento na economia brasileira, custos de implantação e condução de programas de reflorestamento com fins madeireiros, industrialização e mercado de madeiras de reflorestamento do extremo norte de Mato Grosso, área com potencial disponível para reflorestamento na região do extremo norte, serão abordados. As palestras acontecem na CDL.

Programação:
Hoje
08h às 17h – palestras setor de base florestal, na CDL Alta Floresta
20hs haverá abertura do 1º REFLOR – Fórum Regional sobre Reflorestamento, com palestra do professor Wagner Maricardi (Professor da UFMT), sobre a importância do reflorestamento na economia brasileira.

Sábado
08hs – palestra importância do setor florestal brasileiro, com Waldemar Vieira Lopes (Consultor), sobre a importância do reflorestamento, aspectos econômicos, sociais e ambientais do setor florestal, madeira de reflorestamento na economia brasileira.

09hs – palestra Reflorestamento no Estado de Mato Grosso: ações e dificuldades, com Luiz Cesar Oliveira (Presidente Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso)
Temas: área reflorestada, espécies florestais utilizadas, usos por espécie, recursos utilizados p/ a implantação dos projetos, perspectiva de produção de madeira, dificuldades e entraves.

10 às 12hs – mesa redonda 1: Experiências de reflorestamento na região do extremo norte do Estado de Mato Grosso.
Debatedor Rubens Rondon, professor UNEMAT com temas de experiências locais de programas de reflorestamento em pequenas propriedades rurais.

Debatedor Ricardo Mastrangelli , da Reflora Reflorestadora com temas custos de implantação e condução de programas de reflorestamento com fins madeireiros

Debatedor Antonio Passos, da Bacaeri Agroflorestal, sobre os temas: Industrialização e mercado de madeiras de reflorestamento do extremo norte de Mato Grosso.

14hs -palestra Áreas com potencial para a realização de programas de reflorestamento na região do extremo norte do Estado de Mato Grosso, com Rubens Rondon, professor UNEMAT. Temas: área com potencial disponível para reflorestamento na região do extremo norte do Estado de Mato Grosso; localização, tipo de solos, relevo e microbacias hidrográficas dessas áreas

15hs – palestra aspectos econômicos do reflorestamento para fins madeireiros, com Afrânio Cesar Migliari (Metacortex Reflorestamentos) sobre temas tipos de madeiras a serem exploradas com melhor produtividade e melhores preços encontrados no mercado.

16hs – mesa redonda Ações de fomento para o reflorestamento com fins madeireiros
ebatedor 1: Paulo Henrique de Almeida (Gerente Regional do BASA – Banco da Amazônia) sobre temas: Apresentação de fundos voltados para reflorestamentos em pequenas propriedades.
Debatedor 2: Rogério Monteiro e Silva (SEDER – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Mato Grosso) sobre temas Ações do MT Floresta para incentivar programas de recuperação de áreas degradadas, sistemas agro-florestais, reflorestamentos com fins madeireiros e não-madeireiros.
Debatedor 3 é Moisés Alexandre de Queiróz (Banco do Brasil) com temas apresentação do BB Floresta, linha de financiamento para reflorestamento.

22hs – Encerramento da Expomov 2006

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE