Um dos maiores eventos do setor moveleiro do Nortão começa hoje, em Alta Floresta (320 km de Sinop). É a Expomov – 4ª Feira de Móveis, Máquinas e Insumos para Indústria Moveleira do Estado de Mato Grosso – que reunirá 40 expositores dos municípios de Sinop, Guarantã do Norte, Colíder, Paranaíta e Alta Floresta.
As estimativas dos organizadores são de que mais de seis mil pessoas visitem a feira, que, além da exposição de produtos da região, reunirá fornecedores, fabricantes, distribuidores e todas as empresas da cadeia produtiva de outras regiões do país. O evento será um espaço para fomentar a comercialização da produção regional.
O objetivo é de movimentar cerca de R$ 800 mil em volume de negócios nos quatro dias. Os estandes foram montados no CTG e as palestras do Fórum Regional sobre Reflorestamento, que acontece juntamente com a feira, serão no auditório da CDL.
O fórum vai discutir ações de reflorestamentos desenvolvidas na região e caminhos para fortalecer o reflorestamento estadual. Uma das palestras será sobre “Reflorestamento no Estado de Mato Grosso: ações e dificuldades”, no sábado, com o palestrante Luiz Cesar Oliveira, presidente da Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso.
Ele abordará a área reflorestada no Estado, espécies florestais utilizadas, usos por espécie, recursos utilizados para a implantação dos projetos, perspectiva de produção de madeira, dificuldades e entraves. Outras palestras acontecerão durante o sábado.
A abertura oficial da feira está marcada para às 19 horas, com a apresentação do projeto Comprador, do Sebrae, que visa divulgar os produtos feitos no Nortão e fomentar as vendas. O encerramento da Expomov será no domingo, às 22 horas.