Cinco produtores dos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum estão na nova diretoria da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat), eleita na última sexta-feira, presidida por Luiz Antonio Ortolan Salles, de Rondonópolis. Lucas do Rio Verde possui dois representantes, os produtores José Eduardo Macedo Soares Júnior, diretor-executivo, e Paulo Sérgio Franz, como fiscal.
O suinocultor Paulo Lucion, de Sorriso, é vice-presidente de Comercialização e Produção. De Nova Mutum estão Pedro Tissiani, vice-presidente de Organização e Desenvolvimento, e Valdomir Natal Ottonelli, como diretor de Comercialização e Produção.
Entre os objetivos da nova diretoria está em ampliar o espaço no mercado para a comercialização dos produtos suínos de Mato Grosso. O Estado encerrou 2005 com um rebanho de aproximadamente um milhão de animais e pode se tornar o maior produtor e exportador de suínos e derivados do país.
Entre os fatores favoráveis estão a grande oferta de matéria-prima de insumos, como soja e milho e as grandes áreas desocupadas.