Um semestre de muitas expectativas e busca de novas alternativas. Assim podemos descrever os seis primeiros meses de 2006, vivenciados por muitas empresas sinopenses. Neste mesmo período, a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração registrou a instalação de 299 novas empresas em Sinop.
O setor de prestação de serviços se destacou mais uma vez com o maior número de novos estabelecimentos, foram 164. No ano passado, das 627 empresas instaladas, 331 eram do segmento. O número de indústrias também foi significativo. Foram instaladas 32 no semestre.
Para o secretário Norival Curado, o número de novos investimentos no município é satisfatório. “Enquanto na região se fala tanto em crise, Sinop começa a revitalizar. As empresas estão se adequando a nova realidade. Estão mudando o modo de agir, baixando custos e buscando novas tecnologias”, destacou.
Ele acrescetou que Sinop continua crescendo e se fortalece com a instalação do campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que deve ser construído ainda este ano, com a possibilidade da Infraero administrar o aeroporto municipal dando mais qualidade aos serviços e a realização de grandes eventos no município, como o Promadeira, que reunirá empresas de todo o país em Sinop, no mês de agosto.
Atualmente, mais de 8 mil empresas estão instaladas em Sinop. Só nos últimos cinco anos, cerca de 3 mil novos investimentos vieram para o município, que se destaca entre os pólos econômicos do Estado.