O município de Sorriso terá um aumento no repasse do ICMS. O índice preliminar, divulgado nesta semana pelo Governo do Estado, aponta para um aumento de 4,95%. O índice passará de 3,266 neste ano para 3,428 em 2007.
O secretário de Finanças, Marcos Folador, afirmou ao Só Notícias que, “na realidade, o índice não representa um aumento real pois o ICMS é distribuído conforme a arrecadação do Estado. Observamos também após a divulgação do índice preliminar que o nosso V.A (valor adicionado) teve uma queda próximo de 15% com relação ao ano passado, demonstrando que a movimentação econômica de Sorriso foi menor”, disse ele.
O secretário destacou ainda que aumento ou a queda do índice não depende somente do município de Sorriso, pois como o índice é preliminar “todos os municípios têm a possibilidade de rever seus cálculos e aumentar o mesmo, podendo desta forma até reduzir nosso percentual quando houver a divulgação do índice definitivo pela Sefaz”.
Folador ressaltou que existe a possibilidade de elevar o VA, pelo menos nos patamares do VA do ano passado, o que diretamente elevaria o IPM( Índice de Participação dos Municípios). “Mesmo aumentando 4,95% do índice, tivemos uma queda de 14,69% do VA, algo em torno de R$150 milhões a menos que o ano anterior” frisou.
Considerando a base no repasse deste ano o aumento de 4,95% representa em torno de R$ 100 mil a mais por mês para Sorriso. “A administração de Sorriso não mediu esforços para viabilizar o aumento da arrecadação do município, principalmente quando não onera o nosso contribuinte. Buscamos parcerias com os contadores do município para alcançarmos nosso objetivo. Sendo os mesmos os grandes merecedores dos louvores dos aumentos conquistado no ano passado e neste ano”, concluiu Folador.