Um investimento de mais de R$ 300 mil irá ampliar a capacitação de mão-de-obra do segmento metal-mecânico em Mato Grosso. Trata-se da aquisição da máquina de Torno CNC (Comando Numérico Computadorizado) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que será lançada oficialmente neste dia 5 de julho (quarta-feira), às 8h, nas dependências do Senai de Várzea Grande.
O equipamento é de alta tecnologia e existente em pelo menos oito empresas do segmento metalúrgico em Mato Grosso. “A presença de alta tecnologia nas empresas mato-grossense nos força a buscarmos sempre a qualificação contínua dos trabalhadores da indústria”, enfatiza o diretor regional do Senai – MT, Gilberto Gomes de Figueiredo. “E desta forma, o Senai de Mato Grosso está na vanguarda da qualificação profissional”.
O Torno CNC tem o diferencial de seus comandos serem computadorizados. O profissional desenha a peça no computador e/ou no display da própria máquina. Estas ‘tarefas’ são desenvolvidas por meio de softwares, instalados na máquina. “Neste processo há uma redução significativa em tempo, se compararmos aos tornos manuais, e ainda em padrões de qualidade”, analisa o coordenador da Unidade Estratégica de Desenvolvimento Educacional do Senai – MT, Mauro Mendes Fernandes.
O gerente do Senai de Várzea Grande, unidade onde ficará o novo torno, está animado com a tecnologia advinda com recursos do departamento nacional do Senai. “Na realidade, Mato Grosso está antecipando demandas, e nossos alunos do curso técnico de eletro-mecânica, que teve início este ano, já terão aulas para comandar a máquina a partir do próximo semestre. O conteúdo do curso poderá ser usado não apenas em tornos, mas em todas as máquinas que possuam comandos numéricos, como as cortadeiras e guilhotinas, chamadas também de dobradeiras”, explica José Barbosa Baptista.
Modernização em todo o país
“Este é o processo de modernização do Senai de todo o Brasil. Um processo que surgiu dentro da própria instituição, no Senai de Lençóis Paulista, em São Paulo, que desenvolveu a solução de atualizar tecnologicamente os tornos existentes em oito departamentos regionais”, explica o gerente de Tecnologia Industrial do Senai Nacional, Orlando Fachini. Além de Mato Grosso, receberão a tecnologia do Senai Nacional os Estados do Maranhão, Amapá, Sergipe, Roraima, Acre, Rondônia e Piauí.
O pacote tecnológico inclui – além da modernização da máquina, com comando eletrônico da Siemens – um conjunto de licenças de softwares (CAD e CAM), em parceria com a empresa L&R Software para engenharia Ltda, com tecnologia Caddy e DLoG, respectivamente. Oferece, ainda, treinamento aos técnicos que irão operar a máquina em cada Estado. “Nossa meta é que até 2006, todos os Estados sejam detentores desta tecnologia”, prevê. “Com isto, estaremos atuando fortemente em duas áreas de conhecimento do Senai: a educação profissional, e a atendimento aos serviços técnicos e tecnológicos”, finaliza.