A expansão de novos investimentos na agroindústria vem demonstrando bons resultados em alguns municípios norte matogrossenses. Em Alta Floresta (300 km de Sinop), o setor gerou o maior número de postos de trabalho entre os meses de janeiro e maio, de acordo com o Ministério do Trabalho.
Os dados apontam que a indústria contratou 555 pessoas nos cinco primeiros meses do ano. O número ficou acima das demissões, que somaram 392. Neste mesmo período o comércio registrou 464 novas admissões contra 520 demissões. Já o setor agropecuário contratou 171 pessoas e demitiu 183.
A agroindústria é considerada um das principais atividades econômicas de Alta Floresta, juntamente com a agricultura e pecuária. Entre os segmentos que se destacam estão a fabricação de conservas de produtos agrícolas, beneficiamento de guaraná, de arroz, além de indústrias moveleiras e de laminados.
Neste mesmo período, o município também conseguiu superar as 1.296 demissões geradas nos diversos setores, entre eles o comércio, agropecuária e serviços, contratando mais 1.393 trabalhadores. O quadro foi diferente de alguns municípios da região, como Sinop, que registrou em maio, pelo quarto mês consecutivo, um número maior de desligamentos.
Ao todo, 2.147 estabelecimentos participam da pesquisa realizada pelo Ministério em Alta Floresta. Os números são referentes somente a trabalhadores com carteira assinada.