O uso do biodiesel em maquinários e veículos começam a ganhar espaço no Nortão. O empresário e um dos maiores produtores de Sinop Neri José Chiarello já utiliza o biodiesel em sua propriedade há cerca de um ano e conseguiu reduzir em até 20% os custos com combustível em seus maquinários.
O novo combustível, que vem ganhando espaço e preferência por muitos agricultores, já é produzido em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. A facilidade em adquirir o produto foi uma das vantagens encontradas por Chiarello na hora da escolha. Outro ponto destacado pelo produtor, ao Só Notícias, é que o biodiesel não causa danos aos maquinários e veículos.
O biodiesel pode ser produzido da soja, que é encontrada em abundância na região, girassol, algodão, sebo, entre outros. Alguns possuem uma maior concentração de óleo. Como é o caso do girassol, que tem 40% de oleosidade enquanto a soja tem apenas 19%. A produção do biodiesel do girassol também se destaca em pequenas propriedades, já que é uma grande fonte de renda.
A utilização do biodiesel também se destaca na região, em que a agricultura é uma das principais atividades ecômicas, neste momento em que os produtores buscam alternativas para minimizar os impactos da crise da agricultura, com uso de novas tecnologias.
Outra grande vantagem do uso do biodiesel é a redução na poluição ambiental, hoje um objetivo mundial. O uso de combustíveis de fontes renováveis também é impulsionado em outros países.