Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego e foram reunidos através de pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Mutum. Através deles é possível avaliar os índices de empregabilidade nos últimos cinco anos, tendo como base empregos formais, ou seja, registrados em Carteira de Trabalho. De acordo com os dados, Nova Mutum destaca-se entre os demais municípios da região.
De janeiro de 2000 até março de 2006, período este avaliado na pesquisa, nos
setores de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária, a oferta de empregos cresceu 224%. Comparando com municípios vizinhos, temos a seguinte situação: em Lucas do Rio Verde as ofertas de empregos cresceram 159%, Sorriso 100% e Sinop 20%.
Se os setores da economia de Nova Mutum forem avaliados separadamente, os
índices mostram em primeiro lugar na geração de empregos a indústria, com 300%, em seguida a agropecuária (278%), comércio (200%) e por último a prestação de serviços com 113%.
Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdomir Ottonelli, o objetivo do levantamento é identificar se às políticas de desenvolvimento colocadas em prática ao longo dos anos estão apresentando resultados positivos. “Nova Mutum sempre adotou uma postura de verticalização em suas iniciativas, incentivando projetos que agregam valor a matéria-prima e isso faz com que surjam mais oportunidades de trabalho”, disse.
O secretário destacou ainda que o setor secundário deve continuar liderando a geração de empregos nos próximos 4 ou 5 anos. “As indústrias frigoríficas locais (suínos e frangos) tem projetos de expansão, o que é um fator muito positivo”, explicou.
No que diz respeito à agropecuária, Ottonelli lembra que apesar do acumulado do período ser positivo (278%), o cenário mudou de figura no ano passado e se agravou no início deste ano. “Acredito que a situação permaneça assim por mais um período, mas com mudanças positivas na seqüência. Já vivenciamos isso em outras crises, a exemplo do que aconteceu em 1989 e 1995, entretanto o crescimento foi retomado”, falou.
Apesar dos índices de empregabilidade serem positivos em Nova Mutum, isso não significa que sobram vagas no mercado. Muito pelo contrário. O número de postos de trabalho ofertados está muito longe de atender a crescente demanda. O crescimento populacional registrado nos últimos anos tem se encarregado de suprir as necessidades imediatas.