Depois de ter registrado queda de 0,35%, em abril, o Índice de Custo de Vida de Sinop (ICVS) apresentou uma segunda redução no mês passado. O principal fator, conforme uma pesquisa do Departamento de Economia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Sinop, que fez o custo de vida cair 0,04%, é a queda nos preços de materiais de construção, aluguéis e alimentação.
O índice contrariou a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que subiu 0,10% no mesmo mês. Desde janeiro, a inflação acumulada em Sinop é de 0,14%, menor do que em nível nacional, em que os preços apresentam alta de 1,10%. É o que explicou o chefe do departamento, professor mestre Paulo J. Körbes.
No ano passado, a alta do ICVS, em maio, foi de 0,52%. Entre os itens analisados durante a pesquisa, para apurar o índice, estão de alimentação, eletroeletrônicos, combustível, vestuário, aluguéis, produtos de higiene pessoas e material de expediente. Em abril, alguns deles tiveram queda. Os preços dos aluguéis caíram aproximadamente 6,29%, consequente do aumento na oferta de imóveis. Já no grupo de alimentação foi de 3,61%.
Os índices registrados de janeiro a março, apresentaram alta. Em janeiro foi de 0,28%, em fevereiro de 0,08% e 0,17% em março.