PUBLICIDADE

Crise no agronegócio causa desemprego em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A assessora especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Montagner, disse que houve redução de 7,2 mil postos de trabalho no Brasil, nos meses de março e abril deste ano, em conseqüência da crise no setor avícola, depois dos casos de gripe aviária em alguns países da Ásia, África e Europa.

Segundo ela, a queda de empregos atingiu principalmente os trabalhadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia.

Os dados constam do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com os dados, a geração de empregos nas atividades de criação e abate de aves mostra saldos positivos no período entre janeiro de 2005 e fevereiro de 2006, o que não vem acontecendo nos últimos três meses.

Impactos negativos

Paula Montagner informou também que o Brasil registrou redução das exportações de frango e queda do preço interno da carne de frango, em especial nas redes de supermercado, o que vem afetando o setor.

De acordo com ela, a expectativa é que parte desses impactos negativos possam ser resolvidos em cerca de 30 dias, com a chegada dos recursos que permitam a repactuação das dívidas dos produtores e também com a difusão de campanhas mostrando que não há problemas de saúde decorrentes do consumo da carne de frango cozida.

A audiência pública, já encerrada, foi promovida pela comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara; e a Comissão de Reforma Agrária do Senado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE