O secretário Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, se reúne amanhã, em Sinop, com empresários do setor madeireiro para discutir a implantação de projetos de reaproveitamento de resíduos de madeira no município. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer.
O reaproveitamento de resíduos visa oferecer ao setor novas alternativas de renda, já que, muitas indústrias acabam perdendo parte da matéria-prima. Um levantamento do sindicato apontou que a utilização de peças curtas de madeira, que acabam sendo queimadas pelas empresas, podem aumentar em até 6% o aproveitamento das cargas de toras.
No mês de março, Langer integrou uma comitiva, juntamente com o secretário Furlan, e conheceram alguns projetos desenvolvidos na Alemanh para buscar idéias que possam ser implantadas no município. Um dos projetos que interessou o setor é a geração de energia renovável, através dos resíduos da madeira.
Através dessa alternativa, os produtores podem implementar projetos de não emissão de gás efeito estufa, com a compactação e utilização de resíduos de madeira para gerar energia, ao invés de óleo diesel. O encontro nesta quarta-feira, será na sede do sindicato, às 17 horas, para todos os empresários do setor.