Na próxima sexta-feira, 09 de junho, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso estará lançando oficialmente em seu estande na 22ª Exponop, a edição 2006 do Promadeira, um dos mais importantes eventos do setor de base florestal.
O evento será entre os dias 24 e 27 de agosto. Neste ano, o Promadeira será realizado no pátio do Sindusmad, Sesi e Senai. O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, já confirmou presença. O presidente da Fiemt – Federação das Indústrias de Mato Grosso, Nereu Pasini, também estará presente.
O presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, disse que o evento terá muitas novidades. “Teremos uma rodada internacional de negócios, com empresários da Europa, América do Sul e países asiáticos que são nossos compradores em potencial. Essa aproximação com os clientes tem uma importância fundamental”, destacou.
A feira contará ainda com várias palestras técnicas dirigidas ao setor. “Vamos contar com a presença de todos os sindicatos do setor no Estado, inclusive com representantes do setor moveleiro”, explica Langer. Ele destacou que nesta edição do Promadeira não será cobrada a locação do estande para as empresas que vão expôr.
“Essas empresas terão apenas que arcar com o custo de montagem do estande, que será feito por uma empresa especializada”, afirmou. Serão convidadas pelo menos 10 empresas âncoras de diversos países, da Europa e Estados Unidos para conhecerem os produtos de Mato Grosso, segundo a Fiemt. Na rodada de palestras, serão discutidos três temas centrais. O primeiro, diz respeito ao aproveitamento dos resíduos dos produtos das indústrias madeireiras, enfocando a transferência de tecnologia de empresas alemãs para indústrias mato-grossenses e a implantação de bolsa de negócio de resíduos.
O segundo tema visa fomentar o reflorestamento da espécie Teca no Estado de Mato Grosso e o terceiro tem o objetivo de mostrar ao empresário a logística para exportação de produtos do setor florestal via Porto de Paranaguá.