A internet está presente em apenas 12% dos domicílios brasileiros, mas é acessada diariamente por 52% das pessoas que têm renda mensal igual ou superior a R$ 4.500.
Essa é uma das principais conclusões de pesquisa do Ibope Inteligência sobre o perfil e hábitos de consumo do internauta brasileiro, realizada a pedido do UOL, empresa na qual os grupos Folha e Portugal Telecom têm participação.
Os resultados serão apresentados hoje em São Paulo no seminário “Mídia Internet: O Futuro Chegou”. Destinado a diretores de marketing de empresas, o evento tem o objetivo de ampliar a fatia da internet no mercado publicitário.
O seminário é fechado, mas poderá ser assistido gratuitamente pela internet no site www.midiainternet.com.br.
No ano passado, as ações de marketing na rede cresceram 12% em relação a 2004, enquanto o mercado publicitário teve expansão total de 7,4%. Ainda assim, a internet ficou com apenas 1,7% da receita de anúncios de 2005, o equivalente a R$ 265 milhões, segundo o Projeto Intermeios.
“Se o anunciante está em um mercado de produtos um pouco mais sofisticados, ele não pode ficar fora da internet”, diz Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência e responsável pela pesquisa.
O levantamento indica que 1 em cada 5 pessoas (20,4%) com renda de R$ 3.000 a R$ 4.499 mensais realizou compras pela internet nos 30 dias anteriores à realização da pesquisa. Na faixa de renda superior a R$ 4.500 a relação sobe para 27% (cerca de 1 em cada 4 pessoas).
Somadas as duas faixas de renda mais altas, o Brasil registra um índice de compras pela internet superior ao de países como Itália (15%) e Espanha (20%), observa Coutinho.
“No topo da pirâmide social o acesso à internet é muito freqüente”, ressalta Enor Paiano, diretor de Publicidade e Comercial do UOL. “Temos que nos preocupar não apenas com a penetração da internet, mas também com o poder aquisitivo dos usuários”, diz.
A pesquisa mostra, por exemplo, que 34,8% dos brasileiros que compram vinhos importados são usuários freqüentes da internet –os “heavy users”, que acessam a rede todos os dias. Entre os que compraram carros nos 12 meses anteriores à pesquisa, 21,5% acessam a internet diariamente.
Apesar de serem apenas 10,9% do universo pesquisado, os “heavy users” representam 48% das pessoas que realizaram quatro ou mais viagens de avião nos 12 meses que antecederam o levantamento. Os usuários médios, que usam a rede ao menos quatro vezes por semana, responderam por 19% das viagens.
Os usuários freqüentes da internet também têm escolaridade superior à da população em geral: 12,9% dos que possuem pós-graduação são “heavy users” da rede. Na população total, o índice é de 3%.
Metodologia
O Ibope realizou o levantamento dentro do Target Group Index, que tem por alvo a população de 12 a 64 anos que mora nas regiões metropolitanas do país e no interior dos Estados do Sul e Sudeste. “São as áreas do país com maior potencial de consumo”, diz Coutinho.
A pesquisa ouviu 16,8 mil pessoas, representativas de um universo de 60,74 milhões de brasileiros. Os dados foram cruzados com o Netview, que traça o perfil de navegação do internauta a partir de softwares instalados nos computadores de 4.000 usuários da rede.
“A importância da rede deve ser entendida não apenas do ponto de vista quantitativo, mas também qualitativo”, conclui a pesquisa.