A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Sinop está desenvolvendo uma pesquisa com uma cultura de grãos que serve de ração animal, a planta Quinoa. Conforme o agrônomo responsável pela pesquisa, Marcus Lacerda, o grão era utilizado antigamente na alimentação humana, devido o alto valor nutritivo e agora está sendo aplicado, combinado com outras rações, na alimentação de suínos e aves. “O grão é muito nutritivo e muitas pessoas ainda o consomem. Nós agora estamos analisando como ele pode ajudar na engorda de animais”, explicou, ao Só Notícias.
A semente foi plantada e uma área experimental de Sinop em março deste ano. “Nós fizemos a multiplicação das sementes para repassá-las a pequenos produtores. Algumas plantas tombaram por causa do excesso de chuvas mas o que resistiu a esse período resultou em muitas sementes”, acrescentou.
O agrônomo disse ainda que a palhada da planta pode ser utilizada como cobertura morta, ou seja, protege o solo fornecendo-lhe nutrientes. “Essa planta pode ser semeada durante a safrinha, assim descansa o solo e o prepara para o plantio seguinte”, explica.
Na semana que vem, será feita a primeira colheita da multiplicação das sementes e o resultado será fornecido para pequenos produtores rurais da Gleba Mercedes V (80km de Sinop).