A prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, através da Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de implantar uma indústria de fécula de mandioca, vem realizando experiências para saber qual espécie melhor se adapta ao solo e ao clima de município.
Inicialmente foram plantadas no viveiro municipal 34 espécies, sendo que seis foram selecionadas e apenas duas, a IAC13 e a IAC14 foram plantadas.Participaram do lançamento do plantio de 100 hectares, o prefeito municipal José Humberto, o secretario de agricultura Camilo Gemelli, representantes do Rotary e Lions, Banco do Brasil, Empaer, Indea, Sindicato Rural, vereadores Marcelinho Leiteiro e Zilmar e produtores da região.
Daqui a dez meses ocorre a primeira poda das ramas. A expectativa é ter mudas suficiente para fornecer aos produtores até atingir o plantio de 1.000 hectares, resolvendo assim o problema da falta de mudas na região.
Além da produção de farinha e fécula, essa variedade de mandioca auxiliará a cadeia alimentar do rebanho leiteiro, visto que a folha e a rama têm um alto teor nutritivo.
O secretario de agricultura Camilo Gemeli, está satisfeito com o andamento do projeto, “o resultado virá a longo prazo, é uma alternativa econômica para o pequeno produtor do município, que terá a opção de desenvolver uma atividade fácil, agregando valor a propriedade com um investimento seguro” finalizou o secretário.