Os valores de aluguéis residenciais e comerciais tiveram queda nos últimos meses, em Sinop. A média em algumas imobiliárias chega a 15% para aluguéis residenciais e até 30% em comerciais. O aumento na oferta de imóveis, conseqüente da crise no agronegócio e no setor madeireiro, foi apontado como principal fator para a redução.
Segundo o proprietário de uma imobiliária, Wilson Reginaldo Aguiar, nos últimos anos muitas empresas construíram sedes próprias e prédios para alugar, aumentando o número de imóveis no mercado. “A queda não é só pela crise, mas pela demanda. Poucas pessoas estão vindo para Sinop e muitas estão indo embora”, salientou.
Em outra empresa, a gerente de locação, Neiva Patucci Fervs, destacou que muitas pessoas estão desocupando casas e prédios comerciais, resultando no crescimento de imóveis para alugar. “Pessoas de cidades pequenas que vieram para Sinop em busca de emprego, estudos, acabaram retornando para suas cidades”, enfatizou.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Economia, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), apontam que a queda nos preços dos aluguéis, também acarretou na redução do custo de vida no município. Outros itens analisados que tiveram queda foram de alimentação e materiais de construção.
Só Notícias apurou que a venda de casas também foi afetada. A corretora Laíde Lopes disse que muitas pessoas ficaram desempregadas, outras envididadas e uma parte delas acabou se desfazendo de seus imóveis.