Há poucos instantes os agricultores que fazem parte do movimento ‘Grito do Ipiranga’ fecharam a unidade do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (Indea) em Sinop. A decisão foi tomada para que os frigoríficos parem de receber bovinos e aves para o abate e ainda não foi passada previsão de quando a unidade volta a atender. No município, três frigoríficos deixarão de receber animais.
Estando fechada, a unidade deixa de atender em todos os serviços e principalmente na emissão de Guias de Trânsito de Animais (GTAs). Sem esse documento, o criador não pode tirar animais da propriedade. Portanto, não haverá transporte de bovinos no Estado.
Hoje há cerca de 15 funcionários trabalhando no Indea de Sinop e atendendo os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Itaúba, Marcelândia, Santa Carmem, Vera e União do Sul.
Nos municípios de Nova Olímpia, Rio Branco, Guarantã do Norte, Juara, Brasnorte, Campo Novo do Parecís, Lambarí do Oeste, Curvelândia, Cáceres, Castanheira, Pontes e Lacerda e São José do Rio Claro, as unidades do Indea também estão fechadas. A unidade regional de Lucas do Rio Verde informou que as unidades de Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte também podem ser fechadas. Em Lucas, o instituto ainda não foi fechado.