Cerca de mil empresas devem fechar as portas hoje à tarde, em Alta Floresta (320 km de Sinop), em apoio ao movimento dos produtores rurais. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Valdemir Dobri, a paralisação atingirá toda a cidade. “Estamos aderindo ao movimento. Tanto o comércio, setor produtivo, quanto as indústrias, vão fechar as portas”, acrescentou.
Ontem, o posto do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) do município também foi fechado por agricultores e pecuaristas. Em todo o Estado já são 19 unidades do Indea que estão fechadas, causando o desabastecimento de carne bovina e de aves no mercado, uma vez que o instituto é responsável pela emissão das Guias de Trânsito de Animais (GTAs) e sem esse documento, o criador não pode tirar animais da propriedade.
Muitas mobilizações estão sendo feitas hoje, em toda a região, reforçando a audiência entre governadores de 12 Estados brasileiros e o presidente Lula, em que serão apresentadas as reivindicações do setor agrícola. Em Sinop, a CDL também está convocando os comerciantes para fecharem as portas, à tarde, por algumas horas. Em Sorriso, a ACES também é solidária ao manifesto. Em Nova Mutum, a ACINM/CDL confirmou a paralisação de grande parte do comércio a partir das 14:00h.
Bloqueios são realizados em vários pontos da BR-163, impedindo a passagem de todos os tipos de cargas, inclusive caminhões e carretas vazias. Só passam automóveis, ônibus e ambulâncias.