O bloqueio de cargas feito por agricultores na BR-163, que entra no terceiro dia, em Lucas, já está causando falta de medicamentos em algumas farmácias e drogarias de Sinop. Antibiótico e até mesmo anticoncepcionais já estão em falta nas prateleiras.
O último carregamento de remédios que conseguiu passar pelo bloqueio chegou a Sinop na segunda-feira. “O normal é recebermos medicamentos todos os dias. Se o bloqueio continuar sábado à situação vai ficar critica,”diz Maristela Miranda, funcionária de uma drogaria do centro de Sinop.
Pacientes que tomam medicamentos controlados são mais afetados com esta falta, “Muitos de nossos clientes tiveram que conseguir novas formulas ou remédios similares com seus médicos devido a esta falta,”explica a funcionária.
Outra situação que preocupa os farmacêuticos é o fato de estes remédios poderem “estragar” ficando parados nestes bloqueios. “Certos medicamentos não podem ficar sob calor intenso, ou em ambientes sem climatização controlada e com os caminhões parados eles podem vir a estragar,” acrescentou.
O Escritório de Regional de Saúde, que é responsável pela distribuição de remédios da saúde pública de Sinop e mais 16 municípios da região, ainda dispõe de medicamentos. O estoque principal é em Cuiabá e caso este bloqueio o quadro pode mudar.