PUBLICIDADE

Sindusmad busca parcerias para reaproveitamento de resíduos

PUBLICIDADE

Projetos que fomentam o aproveitamento de resíduos de madeira de forma rentável, devem ser apresentados a empresários do setor madeireiro de Sinop e região nos próximos dias. O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer, visitou alguns projetos que são desenvolvidos na Alemanha, e disse que alguns casos já estão sendo analisados e podem ser implantados no município.

Ele destacou que hoje, muitas madeireiras possuem estoques de peças curtas de madeira, e acabam queimando por não terem outras alternativas. Segundo ele, com o aproveitamento desses produtos, podem aumentar em até 6% o aproveitamento das toras. “São projetos do interesse do setor para aproveitar esses resíduos, que estão estocados e podem ser reaproveitados”, enfatizou.

Um dos projetos que pode ser implantado é a geração de energia renovável, através dos resíduos da madeira. Através dessa alternativa, os produtores podem implementar projetos de não emissão de gás efeito estufa, com a compactação e utilização de resíduos de madeira para gerar energia, ao invés de óleo diesel.

Langer ressaltou que duas universidades da Alemanha, entre elas a Freiburg, devem fazer um estudo das reais condições de implantação de projetos na região. O objetivo é alavancar parcerias e novos mercados para que esses projetos possam ser desenvolvidos.

Após esses procedimentos, também devem ser realizados estudos sobre o volume, qualidade, quantidade e dimensões dos resíduos industriais de madeira, viabilizando a produção de novos produtos comerciais e estimulando a comercialização junto a novos mercados consumidores, além de proporcionar geração de emprego e renda na região.

Hoje, cerca de 420 madeireiras atuam em Sinop e região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE