O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) já está protocolando os requerimentos de famílias para receberem o benefício da tarifa social. A confirmação foi feita pelo diretor do SAAES, Hildebrando França. O decreto que regulamenta a concessão da tarifa foi publicado no dia 04 de abril.
Podem ser beneficiadas famílias de baixa renda, que tenham consumo de até 10 mil litros de água, e que se encaixem nas exigências da lei regulamentadora. Os moradores podem fazer os requerimentos para receber a concessão no SAAES. Os beneficiados terão redução de 50% na tarifa de água.
O benefício será concedido por um período de um ano. Após o vencimento, o morador deve solicitar novamente a concessão. Hildebrando França explica que todos os requerimentos serão analisados e, no mês seguinte, se aprovado, o morador passa a receber a concessão.
Serão beneficiadas famílias já estejam inclusas em algum programa social do Governo Federal, como bolsa família, bolsa escola, bolsa alimentação, cartão alimentação, auxílio gás, com área construída de até 50 metros quadrados e consumo médio de energia nos últimos seis meses igual ou inferior a 50 kwh.
Quem possuir débitos pendentes no serviço só poderá ser incluso se pagar ou parcelar as contas. O benefício também será cancelado de consumidores que deixarem de pagar duas faturas consecutivas. Atualmente, cerca de 23 mil residências são abastecidas pelo SAAES em Sinop, e a taxa mínima de consumo é de R$ 10,20.