Este ano, mais 16 Municípios de Mato Grosso serão atendidos pelo Programa Microcrédito, sistema de financiamento do Governo do Estado que beneficia pequenos empreendedores, com financiamentos a juro zero, de forma desburocratizada e ágil. Esse número demonstra a expansão do programa, que já totaliza 53 Municípios atendidos desde que foi implantado, em 2003. O Microcrédito é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), juntamente com a Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) e o Sebrae.
As novas cidades a aderir a linha de financiamento são Conquista D’Oeste, Comodoro, Campos de Júlio, Cáceres, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Nova Canaã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Marcelândia, Cláudia, Campinápolis, Vera, Tangará da Serra, Nobres e Rosário Oeste.
O trabalho de expansão do programa iniciou em março, quando a equipe responsável pelo Microcrédito iniciou viagem pelo interior, capacitando mais 24 agentes de crédito nesses Municípios.
“Em toda cidade são realizadas palestras, que explicam o funcionamento do sistema de financiamento do Governo. Dessas palestras, já participam as pessoas interessadas em tomar crédito. Tivemos uma aceitação excelente em toda região”, explicou a assessora especial da Setecs, Idirenes Queiroz.
O Microcrédito financia até R$ 1 mil, sem juros, que pode ser pago em até 12 vezes, com uma carência de até três meses para iniciar o pagamento. Só é cobrado juro em caso de inadimplência.
“Já são mais de R$ 782 mil em financiamentos aprovados para 825 empreendedores e 988 pessoas capacitadas em cursos de empreendedorismo. Isso demonstra o avanço do programa nesses três anos e a diferença que suas facilidades proporcionou na vida de centenas de trabalhadores, que precisavam apenas de um ‘empurrãozinho’ para alcançar o sucesso e melhorar de vida”, frisou a secretária Terezinha Maggi.