Produtores rurais de Ipiranga do Norte (200 km de Sinop) iniciam hoje um manifesto nas entradas de armazéns de grãos do município. Só Notícias apurou que muitos agricultores já levaram seus maquinários para os pontos onde serão feitos os protestos. Cerca de 32 armazéns ficarão impedidos de escoar os grãos com o manifesto.
O produtor José Niton Mafra, representante da comissão dos agricultores, destacou que muitos agricultores estão participando, superando as expectativas. O objetivo, segundo ele, é alertar as autoridades sobre a insatisfação do setor agrícola com a defasagem do preço da soja. A saca custa hoje em média R$ 14.
Outra reivindicação é que o FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador) seja repassado para o pagamento das dívidas do setor diretamente aos fornecedores e as obrigações dos agricultores seriam com as instituições. Dessa forma, o setor teria condições de adquirir insumos para o plantio.
Ipiranga do Norte fica a 120 km de Sorriso. A base da economia do município, emancipado há poucos anos, é a agricultura. Ipiranga tem aproximadamente 3 mil eleitores.