O pacote anunciado pelo Governo Federal, para apoiar o setor agrícola no país, não resolverá os problemas da agricultura. É o que afirmou o governador Blairo Maggi, durante visita em Sinop. Maggi destacou que as medidas são paliativas e que outras discussões já iniciaram para implantar uma política agrícola, durante o Seminário de Agronegócios, que aconteceu em São Paulo.
“Pretendo levar uma discussão maior com outros governadores, de Estados que tem o agronegócio, para levar uma pauta ao Governo Federal e tentar, a título de dívida pública ou exterior, uma captação de 15 a 20 anos para resolver esses problemas”, salientou. Para o governador, só assim o Estado voltará a crescer.
“Na atual situação que se encontra, o dólar desvalorizado e o real valorizado, nós temos problemas sérios e não vão se resolver assim de um dia para outro devido a política cambial”, acrescentou. Maggi também atribuiu ao Governo Federal a responsabilidade pela política cambial, que interfere nos preços dos produtos agrícolas, considerados defasados pelo setor.
“O grande problema é o dólar, que hoje está cotado, em média, a R$ 2,14 ou R$ 2,15, podendo colocar em risco até a economia nacional ,depois das eleições”, concluiu Maggi.