141 indústrias madeireiras de Sinop voltam a receber, a partir de hoje, as Guias Florestais (GFs) para transportar madeira. Desde sexta-feira a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) suspendeu o fornecimento das guias para fazer adequações no sistema.
Em todo o Estado 2.576 GFs já foram emitidas, conforme dados da secretaria, desde que a Sema assumiu a gestão florestal no Mato Grosso, no dia 1º de janeiro. O total de madeireiras que se cadastrou na secretaria ultrapassa a casa dos 600. Muitos ainda não foram aprovados e devem ser analisados.
Desde a última quinta-feira também venceu o prazo de validade das ATPF’s – Autorizações para Transporte de Produtos Florestais – que foram substituídas pelas GFs. Sendo assim, a autorização para transporte de toras depende da aprovação do cadastro pela Sema.
O supervisor de transporte de produtos florestais da Sema, Félix Rezende, orienta as madeireiras para o preenchimento das fichas corretamente e a apresentação da documentação exigida, para que não tenham os cadastros reprovados. Ele destacou que muitos não são aprovados por falhas no preenchimento.
Em Sinop, segundo dados apresentados pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Mato Grosso (Sindusmad), o número de indústrias existentes no município é em torno de 250 a 300. Dessas, cerca de 30% estão com paradas, 30% estão trabalhando com 50% da capacidade, e 40% estão trabalhando normalmente.