Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) continuam a operação de fiscalização nos estoques de madeiras das indústrias madeireiras de Sinop e região, que aderiram ao Programa Estadual de Regularização Ambiental – Pró-Regularização. Só Notícias apurou que somente em Sinop são 38 empresas.
A fiscal Maísa Valéria Columbano disse que três equipes estão visitando as empresas e conferindo se os estoques equivalem à quantidade declarada na adesão ao programa. Segundo ela, esta semana uma equipe deve iniciar a operação em madeireiras de Sorriso e Lucas do Rio Verde. O número de empresas que aderiram ao programa nos dois municípios não foi informado.
A fiscalização no setor iniciou na semana passada. Além de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, empresas de Feliz Natal, União do Sul, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Marcelândia, entre outros, estão fazendo parte da operação.
O período de adesões para o Pró-Regularização encerrou no início de março, para madeireiras que ainda possuem estoques de madeira com procedência irregular, e que querem se regularizar. A liberação do produto é feito após o pagamento de uma multa correspondente a 30% do valor total do produto estocado.
Outro trabalho que vem sendo realizado na região é a fiscalização do transporte irregular de madeira. Em fevereiro, mais de 14 cargas foram apreendidas, sem as documentações necessárias. No último final de semana foram mais três cargas, com 63 metros cúbicos de tora e madeira cerrada. Os condutores não possuíam nota fiscal e guia florestal (GF) ou ATPF’s (Autorização para Transporte de Produtos Florestais).